domingo, 23 de setembro de 2012

Buffet de casamento

Este blog foi criado com intuito de evitar as maiores gafes de casamento, visando oferecer as melhores opções e estilos para decoração, buffet, vestido e serviços num dos dias mais importantes da sua vida, salientando principalmente o que não deve ser feito.

Este primeiro post será dedicado ao buffet, porque é o sempre o fator mais comentado em qualquer casamento. De nada adianta gastar uma fortuna com o espaço, decoração, vestido e serviços e querer economizar no buffet. Ta aí um grande erro de muitas noivas. A preocupação com o buffet deve ser primordial, pois, será esta também a preocupação de seus convidados. Todo e qualquer convidado deseja participar de um casamento lindo e emocionante, com toda certeza se sente honrado pelo convite e com a oportunidade de estar presente nessa data importante, mas sua expectativa maior é sempre com a barriga. Casamento é sinônimo de boca livre, existe uma ansiedade em torno disso, então antes um casamento simples com um buffet excelente, do que um casamento lindo com um buffet pobre.

Evite contratar buffets genéricos que possuem grande rede de distribuição, pois a qualidade costuma ser bastante inferior. Geralmente são produtos industrializados, comprados em grande quantidade, que chega com um preço atrativo ao consumidor final, mas esse barato sai caro, custa seus convidados falando mal do seu casamento, e todo seu investimento jogado no lixo.

Vamos primeiramente ao que deve ser evitado:

Jamais sirva salgadinhos aos seus convidados. Salgadinhos como coxinha, empadinha, bolinha de queijo, croquete, socorro, não. É o cumulo do mal gosto. Existem milhares de opções de coquetel não necessariamente caras:









Sou bastante adepta do coquetel de mesa ou "finger food", onde as pessoas não precisam pegar dois ou três canapés de uma vez, com medo que o garçom não passe outra vez. É bem mais agradável.



Quanto ao jantar ou almoço, acho mais interessante o modo "empratado", pois a fila do buffet é deselegante. Se houver mais mesas de buffet disponíveis, uma pequena fila é tolerável. Quando existe uma mesa de coquetel ou finger food, as pessoas podem comer o quanto quiserem enquanto aguardam que os pratos sejam servidos. É terrível permitir que seus convidados passem fome.

As massas e os risotos são os preferidos das noivas, por ser mais em conta e agradar um maior numero de pessoas, mas convenhamos que é um cardápio batido. Sugiro um toque de exotismo que fará com que seu casamento seja inesquecível. A tendência são pratos mais saudáveis com misturas coloridas, diferentes e a um preço acessível como o exemplo de almoço abaixo:

Cuzcuz marroquino com mini cenouras, beringelas e tomate cereja


Farofa com banana da terra frita


chips de batata doce e alecrim



Arroz preto e quinua


Tapioca de tomate cereja e pesto de manjericão


Acho muito legal a ideia de sucos exóticos como capim santo e gengibre por exemplo, servidos em garrafinhas. Para as noivas adeptas ao estilo vintage.


Águas aromatizadas são o máximo, existem milhares de opções: frutas, pétalas de flores, raízes, e até pedra quartzo para "energizar".


Invista em bebidas alcoólicas de qualidade. Evite cerveja e bebidas de gênero suave como vinho, espumante e lambrusco. É péssimo. Prefira prosecco, champagne, vinho tinto, whisky e vodka. Procure montar um bar de drinks também. Existem opções de vinhos e proseccos excelentes com preços acessíveis, basta procurar e encontrar fornecedores que ofereçam algum desconto pela quantidade. Muitos noivos trazem bebidas de fora. Prefira fechar seu buffet com a bebida alcoólica separada. Vale mais a pena, pois, poderá comprar aos poucos e vai sair muito mais barato.

A sobremesa não deve ser muito exótica, dê preferencia às guloseimas que todo mundo ama. Ninguém vai para a mesa de banana flambada, nem faz questão de comer o bolo de damasco. O que todo mundo quer é chocolate, brigadeiro e sorvete. Não adianta, são os campeões em preferência.

A mesa de doces é a mais aguardada, portanto ela precisa existir. Nem precisa variar muito pra impressionar, com doces de pistache, amêndoas, damasco, ovo e limão. São caros e costumam sobrar pois a maioria não gosta, portanto, compre em menor quantidade. Dê preferencia aos doces de brigadeiro, nutella, nozes, crocante e doce de leite que todo mundo come chorando, mas casamento sempre pode.

Existem milhares de tipos de bolos, na grande maioria ilustrativos, as vezes todos os andares, as vezes o primeiro andar é verdadeiro para o corte. Até os fictícios são caros e mesmo que fossem verdadeiros, ninguém tem espaço no estomago pra comer bolo no final da festa, além do que, dificilmente se come um bolo bom em casamento. A ultima tendencia é a torre de cupcakes, ou bolos mais apetitosos que bonitos como a foto abaixo:



Seguindo estas pequenas dicas, tenha certeza de que seu casamento será um sucesso!

Nenhum comentário :

Postar um comentário