quinta-feira, 10 de julho de 2014

10 dicas de ouro para um casamento perfeito





1. Prefira casar de dia.

Casar de dia caiu no gosto das noivas brasileiras por vários motivos. Primeiro porque a luminosidade é essencial para as fotos. De fato a fotografia de um casamento diurno é incomparável. As imagens ficam mais charmosas, e dão um ar romântico configurando a decoração, principalmente com a grande tendência vintage. Outro motivo seria a economia. Um casamento no horário do almoço ou fim de tarde, mesmo com a mesma quantidade de horas de um casamento noturno, faz com que as pessoas bebam menos, o que enxuga o valor das bebidas, além de economizar também com o sistema de iluminação. Sem falar que os convidados encaram o casamento de forma mais sensata, e não como uma balada open bar. Tudo depende do que os noivos desejam oferecer aos seus convidados.

2. Opte por um bom buffet.

Pra quem pode arcar com um excelente e renomado espaço que possui de quebra um ótimo buffet, maravilha. Mas se você está na dúvida entre fazer o casamento num espaço caro, e ter de abrir mão da qualidade do buffet por conta do valor, não vale muito a pena quando o desejo é impressionar os convidados. Os convidados se impressionam muito mais com o buffet, do que com a estrutura ou decoração. Quando a comida ou a qualidade das bebidas não são boas, certamente seus convidados sairão reclamando. Pra evitar isso, diante de tão suados custos deste mercado, opte por um espaço que ofereça um bom buffet, ou que possa contratar um. Opte também por doces e bem casados de qualidade. É sem duvida um dos momentos mais ansiados pelos convidados. Tente comprar quantidade suficiente para não faltar. Prefira doces apetitosos, ao invés dos super decorados que costumam custar uma fortuna e nem sempre são saborosos. É possível uma decoração mais simplista e de bom gosto, e um espaço que acolha de forma confortável os convidados, sem, necessariamente, ser caro. Se houver um excelente buffet, não tem como errar.

3. Marque a cerimônia no convite com pelo menos 1h de antecedência.

Muitas noivas sofrem com esta questão. Já vi muitas noivas esperarem até 1h prontas no carro, a chegada dos "atrazildos". As vezes o "atrazildo" é um padrinho, ou um parente que se enrolou com alguma coisa, e a noiva se obriga a espera-los pra poder entrar. Isso pode significar 1h a menos de locação, e se for em igreja, pior ainda, pois, geralmente tem que entrar no horário marcado e certas ausências são inestimáveis.

4. Prefira penteados firmes.

Noivas que casam com coques desfiados, cabelo semi preso, solto ou posto de lado, são as que mais sofrem do meio da festa em diante. Com os abraços e cumprimentos dos convidados, o penteado vai se desfazendo até a noiva ficar praticamente descabelada. O cabelo solto gruda na pele e se umedece com o suor. As fotos da pista podem ser assustadoras, e não tem photoshop que dê jeito.

5. Se o vestido tiver cauda, garanta um redutor firme para a festa.

A maioria das noivas opta por vestidos longos com cauda. Alguns vem com uma espécie de gancho para ser preso num ponto de linha. Não costuma funcionar muito, pois nunca estão numa altura que esteja fora do alcance dos pés dos convidados, e quando estes pisam, vão arrebentando esta estrutura provisória, as vezes até rasgando o vestido. Escolha um modelo com uma estrutura firme, previamente pensada e desenvolvida, que garanta uma altura segura, longe dos pés dos convidados. Evita uma bela dor de cabeça. Ja vi noivas carregando a cauda no braço, e vestidos rasgados por conta disso.

6. Escolha uma cerimonialista antenada.

Uma boa cerimonialista garante o sucesso do seu casamento sem que tenha que se preocupar com absolutamente nada. Algumas trabalham com assistentes, o que melhora ainda mais o serviço. Uma cerimonialista antenada, está alinhada com todos os prestadores de serviço, garantindo que tudo esteja em perfeita ordem com antecedência, avisando-os previamente sobre o cronograma da festa e que prontamente resolvem qualquer problema devido a experiência.

7. Providencie alimentação e um lugar apropriado para a equipe de foto e vídeo.

Algumas empresas colocam esse termo no contrato, outras não. Mas o fato é que essas equipes costumam trabalhar 12h seguidas, e necessitam de uma pequena pausa para se alimentarem. Muitos espaços tratam mal esses colaboradores, e não entendem que essa equipe trabalha cerca de 12h seguidas. Muitos dificultam esse processo, e os profissionais ficam com o prato na mão, ou se servindo esporadicamente junto aos convidados devido a fome. Para evitar isso, combine com a cerimonialista uma refeiçao apropriada e um lugar adequado. São seres humanos que não podem se ausentar para se alimentar fora. Todo prestador de serviço tem esse direito com mais de 6h de trabalho.

8. Escolha um cronograma prático.

Geralmente as cerimonialistas deixam os noivos escolherem o cronograma com liberdade, mas o fato é que existe um cronograma mais pratico e certeiro:

Após a saída do altar, o casal deve ser reservado para que os convidados sejam encaminhados ao coquetel de recepção. Neste momento a cerimonialista encaminha os pais e padrinhos para o local das fotos tradicionais, longe dos convidados. Os noivos se encaminham ao local e tiram as fotos tradicionais. Depois o ideal é encaminhar os pais e padrinhos para o coquetel, e reservar os noivos para uma sessão de fotos do casal. Logo após acontece a entrada triunfal dos noivos no espaço, que deve ser seguida de brinde e corte de bolo se houver. Os cumprimentos devem acontecer em seguida, quando os convidados ja estão acomodados em suas mesas. Os fotógrafos seguem juntamente com os noivos registrando a ocasião, e dessa forma os noivos ja ficam livres dessas "obrigações" e podem curtir a festa com liberdade, abrindo a pista em seguida se preferirem. O casal que optar por finger food, sem mesa ou buffet de pratos, e não seguir essa ordem, certamente vai formar uma fila interminável de convidados querendo cumprimentar, dificilmente conseguirão se alimentar, o casal provavelmente passará um bom tempo separado e a abertura da pista vai acabar acontecendo tarde. Então fica aí a dica.

9. Ao selecionar as músicas, peça orientação ao DJ.

Escolha uma seleção de acordo com seu gosto musical. Essa seleção vai entrar aleatoriamente de acordo com o playlist padrão do DJ, que sabe exatamente o momento de som ambiente, o "esquenta" e momento de bombar a pista. Cuidado com isso. Já vi casais que bateram o pé com o DJ e selecionaram musicas que gostavam, mas que os convidados não gostavam. Resultado: a pista ficou vazia o casamento inteiro. Seja mais tolerante com algumas coisas se quiser ver sua pista ferver e cheia de animação. Pista vazia faz os convidados permanecerem nas mesas e irem embora cedo. Pra um casamento noturno, isso é um verdadeiro desastre.

10. Namore durante a festa.

Muitos noivos ficam tão preocupados com a festa e com os convidados que esquecem de estarem juntos. Sim, já vi casamentos que os noivos mal permaneceram juntos, e quase não se beijaram, o que dificulta muito o trabalhos das equipes de foto e vídeo. Lembre-se que o casamento é a celebração compartilhada de uma união. Os noivos devem aproveitar a festa juntos e namorarem muito. Isso arranca suspiros e sorrisos dos convidados, há uma interação maior junto a eles e garante fotos mais bonitas e inesquecíveis sem dúvida.




Nenhum comentário :

Postar um comentário